Novas funções buscam facilitar embarque em locais de difícil acesso e de grande movimento; carteira virtual da 99 agora rende 220% do CDI

99 anunciou novas funções para o aplicativo de transporte para celulares Android e iPhone (iOS). Entre as novidades, há a ferramenta “Local Exato”, que tem integração com o Google Street View para fornecer imagens sobre o local de embarque, e o uso de realidade aumentada para guiar passageiros na hora de encontrar motoristas em lugares de grande movimento, como aeroportos. Além disso, o app também ganhou melhorias de interface para facilitar o acesso às funções segundo feedback de usuários.

99 anuncia novidades para o aplicativo de corridas — Foto: Divulgação/99
99 anuncia novidades para o aplicativo de corridas — Foto: Divulgação/99

A função “Local Exato”, baseada na integração do aplicativo da 99 com imagens do Street View do Google, deve chegar a todos os smartphones até o fim de janeiro. A foto é exibida ao pedir uma corrida, para ajudar o passageiro a visualizar o ponto de embarque. A funcionalidade também está disponível para motoristas.

Integração com Google Street View exibe imagens do ponto de embarque — Foto: Divulgação/99
Integração com Google Street View exibe imagens do ponto de embarque — Foto: Divulgação/99

Já o recurso de realidade aumentada para orientar o usuário em lugares de maior movimento começa a ser implementado no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, Minas Gerais. A ferramenta consiste em dar ao aplicativo acesso à câmera para exibir as direções, sobrepostas aos arredores do passageiro, para que ele se guie pelo lugar e chegue ao local de embarque. Segundo a 99, o novo aplicativo não fica “pesado” no celular mesmo com a adição do Street View e da realidade aumentada.

Em entrevista ao TechTudo, o diretor-geral de Operações e Produtos da 99 Davi Miyake explicou que a realidade aumentada não requer um aplicativo extra, e a tecnologia está embutida no app da 99: “A realidade aumentada funciona em qualquer celular porque é uma camada dentro do nosso aplicativo”. A função deve ser expandida para os aeroportos de Santos Dumont (no Rio de Janeiro) e Guarulhos (em São Paulo) no primeiro trimestre de 2021, e também pode chegar a outros destinos. Vale lembrar que o aplicativo da 99 já fornece o guia de embarque para aeroportos, que traz informações em texto e foto para orientar o passageiro.

RA funciona em aeroportos para facilitar encontro do ponto de embarque — Foto: Divulgação/99
RA funciona em aeroportos para facilitar encontro do ponto de embarque — Foto: Divulgação/99

No campo de segurança, a 99 ganha o “Monitoramento da Corrida”, que usa inteligência artificial para detectar desvios no caminho e paradas inesperadas, de maneira parecida com o U-Ajuda do Uber. O aplicativo, então, confirma com o motorista e o passageiro se está tudo bem com a corrida, e dá a opção de chamar a polícia ou gravar o áudio do celular. Todas as funções de segurança da 99 ficam reunidas, no novo app, na seção “Assistente de Segurança”, que deve ser disponibilizada para todos até janeiro.

Central de segurança informa como o usuário pode se proteger de eventuais incidentes antes de pedir a corrida — Foto: Divulgação/99
Central de segurança informa como o usuário pode se proteger de eventuais incidentes antes de pedir a corrida — Foto: Divulgação/99

Já a carteira virtual da 99, a 99Pay, agora permite fazer transferência entre usuários, sem cobrança de taxas, e ganhou a opção de receber o troco de uma corrida como saldo na carteira. O dinheiro em conta também ganhou rendimento de 220% do CDI. Na época de lançamento da carteira, em agosto, a empresa explicou que o objetivo da novidade era diminuir a circulação de dinheiro, modo de pagamento usado em 70% das corridas do aplicativo. A 99Pay está disponível em Campinas (SP), Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT) e Uberlândia (MG).

99Pay agora rende mais que a poupança — Foto: Divulgação/99
99Pay agora rende mais que a poupança — Foto: Divulgação/99

Novidades para motoristas da 99

A principal novidade da 99 para condutores é o “Assistente de Ganhos”, função que traz dados sobre demanda de corridas e lucro do usuário de maneira integrada ao aplicativo para motoristas. O painel permite que o condutor estipule metas e saiba seu ganho médio por semana, além de receber sugestões de horários para trabalhar e alcançar o objetivo informado. Em entrevista ao TechTudo, o diretor-geral de Operações e Produtos da 99 Davi Miyake descreveu o funcionamento do recurso: “O Assistente de Ganhos ajuda o motorista a ter visibilidade do que vai acontecer em algumas horas para se planejar a médio prazo. É diferente do mapa de calor, função já disponível no aplicativo, para consultar as flutuações de demanda em tempo real.”

O aplicativo para condutores também ganha a Loja 99, que traz a venda de serviços relacionados à atividade de direção, como troca de óleo, compra de celulares e seguros, de acordo com vendas parceiras da 99. A Loja 99 tem lançamento previsto para o próximo dia 15, inicialmente nas cidades de Santos e Jundiaí, em São Paulo.

"Assistente de Ganhos" informa demanda prevista de locais — Foto: Divulgação/99
“Assistente de Ganhos” informa demanda prevista de locais — Foto: Divulgação/99

99 na pandemia

A empresa revela que as corridas chegaram a cair 70% com a pandemia de Covid-19 e, no momento, recuperaram-se cerca de 5%. Entre as novidades anunciadas pela 99 neste ano há, por exemplo, o lançamento das categorias 99Entrega (para envio de objetos) e 99Poupa (com opções baratas de corrida em horários de menor demanda), além dos testes do 99Carona. “Não tínhamos planos de lançar tantas categorias tão rápido, mas fizemos isso para ajudar a população naquele momento”, contou Davi Miyake ao TechTudo.

Com a pandemia ainda em curso e devido à recomendação do distanciamento social, observaram-se mudanças de comportamento no uso do aplicativo da 99 este ano, diz Miyake: “Nem todos os brasileiros tiveram o privilégio de fazerem o isolamento social. Nós percebemos que em áreas centrais, como rotas de aeroporto, a 99 sofreu uma queda substancial de corridas, mas houve um aumento de mais de 40% nas periferias porque essas pessoas não tinham o privilégio de ficarem isoladas”.

Entre as medidas de higiene e segurança contra a Covid-19, está o uso obrigatório de máscaras, sanitização dos carros, instalação de divisórias plásticas nos veículos, e o lançamento do cartão de identificação para diminuir o contato entre motorista e passageiro no momento de embarque. A 99 faz parte da DiDi, aplicativo de mobilidade chinês, o que foi uma vantagem para a preparação do serviço quando a pandemia atingiu o Brasil, conforme explica Miyake: “A tecnologia que temos hoje no Brasil, como identificar se o motorista está usando a máscara, foi feita primeiro pela DiDi na China em janeiro. Várias iniciativas efetivas para diminuir o contágio, como distribuição de álcool em gel, foram pioneiras lá na China”.

Fonte: TechTudo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *