Realme GT teria passado por manipulação em benchmark. Dispositivo ficou à frente do Mi 11, que tem especificações similares.

AnTuTu bane celular da Realme por trapaça em teste de desempenho
Foto: Divulgação/Realme

Os criadores do aplicativo de testes de desempenho AnTuTu decidiram banir o celular chinês Realme GT de divulgar os números decorrentes do benchmark. A empresa Realme é acusada de tentar forjar uma colocação melhor no ranking dos smartphones mais velozes do mundo. A punição vale por três meses.

O aparelho atingiu 750 mil pontos e ficou muito à frente de rivais com especificações semelhantes, como é o caso do Mi 11 (Xiaomi), que fez 708 mil pontos. Em nota, a fabricante disse que as pontuações “são todas precisas”.

Realme GT cai na malha fina do AnTuTu — Foto: Divulgação/Realme
Realme GT cai na malha fina do AnTuTu – Foto: Divulgação/Realme

Uma das categorias que entregariam a trapaça é a decodificação de JPG. O AnTuTu explica que a Realme modificou a imagem referenciada pelo benchmark, reduzindo a qualidade, de modo que fossem exibidos apenas blocos de cores organizados em mosaicos. Dessa maneira, o tempo de processamento foi acelerado, conferindo uma boa pontuação ao Realme GT nesse quesito. Outro aspecto é o atraso de threads para executar o teste multithread nos núcleos de CPU mais rápidos.

O posicionamento no AnTuTu foi de reforças que os números obtidos em todos os outros testes de smartphones são reais, e como punição à infração da Realme, vai deixar indisponível os resultados do Realme GT por três meses. Ainda em resposta ao acontecido, o app de benchmark afirmou que se a fabricante continuar forjando os números, o celular ficará banido definitivamente do site.

Em nota, a fabricante destaca que ”as pontuações em benchmark do Realme GT são todas precisas, de acordo com as versões atuais de avaliação do AnTuTu”. A empresa reforça ainda que “a avaliação do AnTuTu só será usada como uma referência não-oficial”.

Exemplo de teste de processamento de imagem JPG – Foto: Reprodução/Internet

Vale ressaltar que a Realme não é o primeiro nome da indústria acusado de trapaças. Huawei, OnePlus, Samsung e Meizu também já foram apontadas em fraudes no passado que envolviam números falsos decorrente de testes manipuladas de benchmark.

A empresa chegou ao Brasil em janeiro com a proposta de chacoalhar o mercado. A ideia é competir diretamente com gigantes como Motorola e LG. O celular usado no teste não está disponível no país, mas concorre em escala global com outros smartphones também alimentados pelo Snapdragon 888, como algumas versões de Galaxy S21.

O que diz a Realme

“O Realme GT é equipado com a mais recente plataforma Snapdragon 888 5G, que proporciona aos usuários uma alta performance. As pontuações em benckmark do Realme GT são todas precisas, de acordo com as versões atuais de avaliaçã do AnTuTu. A Realme sempre foi comprometida em proporcionar aos usuários uma excelente performance, e sua preocupação é com a real experiência do usuário, que continua sendo prioridade máxima para a marca. Assim, a avaliação do AnTuTu só será usada como uma referência não-oficial.”

Com informações de Android Authority

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *