Apple Music HiFi: modalidade lossless promete maior qualidade de som no rival do Spotify

A Apple anunciou, nesta segunda-feira (17), o lançamento de novidades no Apple Music. Todo o catálogo do streaming será disponibilizado em áudio lossless (sem perdas) a partir de junho, sem custo adicional para assinantes. Muito aguardada por usuários do serviço, a modalidade deve entregar som com baixa compressão e qualidade mais fiel à realidade.

O Apple Music também anunciou o suporte a outro recurso: o Áudio Espacial com tecnologia Dolby Atmos, com promessa de experiências mais imersivas e com som multidimensional. Esta novidade estará disponível por padrão em fones AirPods e Beats com chips H1 ou W1. Segundo o Apple, os alto-falantes de produtos como iPhone, iPad, e Mac recentes também terão suporte à tecnologia.

Apple Music com áudio lossless

De acordo com a Apple, todo o catálogo de mais de 75 milhões de músicas será disponibilizada em áudio lossless a partir de junho, sem custo adicional para os usuários. Com o codec ALAC (Apple Lossless Audio Codec), a promessa da maçã é entregar com precisão o áudio criado no estúdio de gravação.

A depender da conexão de Internet, o usuário pode escolher entre uma qualidade equivalente ao CD, de 16 bits e 44.1 kHz, até a opção de 24 bits e 48 kHz, com resolução ainda maior. A Apple ainda menciona uma opção para audiófilos com 24 bits e até 192 kHz, similar à modalidade Master do Tidal. Esta última categoria mais robusta, no entanto, requer equipamentos especiais para reprodução e consome uma banda ainda maior de Internet.

Planos com qualidade de áudio sem perdas não são novidades do mercado. O Tidal é conhecido por oferecer um plano de alta fidelidade há alguns anos, enquanto o Spotify anunciou em fevereiro o lançamento modalidade HiFi até o fim deste ano. O Deezer também conta com um plano HiFi. Na maior parte dos casos, no entanto, é preciso pagar um valor adicionar pelo recurso.

Apple Music terá áudio lossless a partir de junho — Foto: Divulgação/Apple
Apple Music terá áudio lossless a partir de junho – Foto: Divulgação/Apple

Áudio Espacial

Além do áudio lossless, a Apple também anunciou a chegada do Áudio Espacial com suporte a Dolby Atmos a parte do catálogo. O recurso será ativado por padrão em fones e alto-falantes compatíveis, e promete uma maior imersão ao ouvir música. De acordo com Oliver Shusser, vice-presidente da Apple para Apple Music e Beats, “ouvir uma música em Dolby Atmos é como mágica”.

Por enquanto, nem todas as músicas do catálogo estarão disponíveis na modalidade espacial, mas a marca revela que todos os principais estilos devem ser contemplados pela tecnologia, incluindo hip-hop, country, pop e mais. A Apple também promete playlists específicas com conteúdo em Dolby Atmos.

Com informações de Apple

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *