Processador da Intel tem oito núcleos, pode chegar a 5 GHz e até permite overclock em notebooks gamer

Core i9 11980HK é o novo processador top de linha da 11° geração da Intel para notebooks gamer e workstatons móveis direcionadas a profissionais de criação de TI. Com oito núcleos e velocidade que podem bater 5 GHz, a unidade supera o Ryzen 9 5900HX da AMD em comparações de desempenho produzidas pela Intel. A novidade apresentou performance que pode chegar a ser 26% superior em games como Grid, Far Cry New Dawn e Hitman 3, além de prometer também maior desenvoltura no que o rival em apps profissionais e de criação de conteúdo. A seguir, explicamos mais a fundo a ficha técnica do novo Core i9 que promete ser o “melhor chip gamer do mundo”.

Novo Core i9 vem com suporte a overclock e velocidades de até 5 GHz — Foto: Divulgação/Intel
Novo Core i9 vem com suporte a overclock e velocidades de até 5 GHz — Foto: Divulgação/Intel

Especificações

O Core i9 11980HK é um octa-core com 16 linhas de execução (threads) simultâneas, o que significa dizer que o processador da Intel pode ser comportar como se tivesse, ao todo, 16 núcleos operando ao mesmo tempo em tarefas que ofereçam suporte a esse tipo de processamento paralelo.

Nas velocidades, o novo Core i9 da Intel oferece algumas faixas de operação. Para TDP de 45 Watts, o 11980HK terá clock de 2,6 GHz, enquanto em 65 Watts o processador assume a faixa de 3,3 GHz. Além disso, há o turbo, que pode atingir 5 GHz, embora em um único núcleo: para aceleração simultânea de mais de um core, a velocidade máxima deve ser inferior a 5 GHz.

Pensado para notebooks, o processador controla apenas dois canais simultâneos de RAM e conta com uma GPU integrada Intel UHD Graphics, sendo capaz de controlar tela 8K ou até quatro monitores ao mesmo tempo.

Desempenho

Hitman 3 é um dos jogos em que o Core i9 supera o Ryzen — Foto: Reprodução/Rafael Moneiro
Hitman 3 é um dos jogos em que o Core i9 supera o Ryzen – Foto: Reprodução/Rafael Moneiro

Até o momento, os números de desempenho disponíveis a respeito do processador partem da própria Intel, o que recomenda alguma dose de ceticismo. Segundo a marca, o Core i9 11980HK é mais rápido que o Ryzen 9 5900HX, seu rival direto da AMD, tanto em games como em apps profissionais.

Entre os números que a Intel divulgou, o Core i9 foi 24% mais rápido em Troy:A Total War Saga Siege, chegou a 17% mais desempenho em Far Cry: New Dawn e 26% em Grid. Hitman 3 apresentou números 15% melhores para o Core i9, enquanto em War Thunder a margem bate 22%.

Para aplicações profissionais, como o PhotoShop, a Intel menciona 24% mais desempenho na comparação diante do Ryzen 9 5900HX ou até 19% mais desempenho no uso das ferramentas do Office.

Consumo

Core i9 top de linha deve representar sacrifícios em termos de autonomia e portabilidade — Foto: Divulgação/Lenovo
Core i9 top de linha deve representar sacrifícios em termos de autonomia e portabilidade – Foto: Divulgação/Lenovo

Processadores da série H, como é o caso do 11980HK, não têm o mesmo compromisso com eficiência energética encontrado em linhas direcionadas a ultraportáteis. Por conta disso, o Core i9 pode atingir TDP de até 65 Watts, valor que é comparável ao de processadores para desktop de nível intermediário.

Embora TDP não seja uma medida direta de consumo elétrico, é possível compreender quanta energia a CPU precisa para funcionar a partir desse número. Em cenário de alta demanda, o notebook precisa dispor de um sistema de refrigeração robusto o suficiente para dissipar 65 Watts de energia, algo que indica a possibilidade de notebooks mais pesados e espessos em virtude da necessidade de incluir dissipadores de calor de maior capacidade.

Além da faixa de operação em 65 Watts, o core i9 11980HK também poderá trabalhar em 45 Watts, diminuindo assim a performance bruta, mas também o consume e o calor produzir durante o seu funcionamento.

Recursos

Core i9 11980HK tem perfil entusiasta e permite overlock — Foto: Divulgação/Intel
Core i9 11980HK tem perfil entusiasta e permite overlock – Foto: Divulgação/Intel

Talvez o grande destaque do Core i9 11980HK seja a oferta de overclock no processador. A intel oferece a ferramenta Extreme Tuning Utility que permite ajustar valores de operação do processador em tempo real.

Resta saber como o processador – e, mais especificamente, os fabricantes de notebooks – irão se comportar diante do recurso. Isso porque, ao aumentar o nível de performance da CPU, também aumenta a produção de calor e o nível de estresse sobre o sistema de refrigeração do laptop.

Preço e concorrentes

O Core i9 11980HK não é um processador que pode ser comprado de forma avulsa, já que a unidade é destinada a notebooks gamer e workstations móveis. Ainda não há modelos à venda no mercado nacionas equipados com o novo processador. O Lenovo Legion 7i foi anunciado no exterior com o novo Core i9 top de linha – além da placa de vídeo GeForce RTX 3080 – por US$ 1.769, ou R$ 9.380, em conversão direta.

Intel Core i9 11980HK

EspecificaçõesIntel Core i9 11980HK
LançamentoMaio de 2021
Velocidades2,6 a 5 GHz
Quantidade de núcleos/threads8/16
OverclockSim
Cache24 MB em L3
Memóriadois canais até 3.200 MT/s
Placa de vídeo integradaIntel UHD Graphics
Soquetetipo BGA, soldado na placa-mãe
TDP45 a 65 Watts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *