Max News

News & Events post

Xiaomi Mi 10 Ultra 5G é usado para pilotar carro de corrida à distância

Smartphone controla carro a mais de 3 mil quilômetros de distância usando versão turbinada da rede de quinta geração.

Xiaomi usou o celular Mi 10 Ultra para controlar um carro à distância por meio do 5G. A gigante chinesa divulgou um vídeo promocional que mostra dois automóveis apostando corrida lado a lado, mas apenas um deles traz um piloto. O outro é dirigido por um jogador de eSports a mais de 3 mil quilômetros de distância do Circuito Internacional de Tianjin, na China, onde o experimento foi realizado. Ele controla tudo por meio do celular conectado à rede de quinta geração.

Além do 5G, o Mi 10 Ultra se destaca pelo conjunto robusto de câmera quádrupla, sendo duas de 48 MP. O smartphone foi lançado em agosto na China e ainda não tem previsão para ser comercializado globalmente.

O telefone da Xiaomi usado no experimento utilizou o 5G SA (Standalone), modo mais eficiente do novo padrão de conectividade móvel. Esse tipo de conexão oferece as especificações máximas da tecnologia, incluindo baixíssima latência na ordem de 1 milissegundo. Dessa maneira, comandos enviados de muito longe chegam quase instantaneamente no destino, algo impossível no 4G.

Essa é uma das vantagens do 5G SA frente à versão NSA (non-standalone), que compartilha a rede com o 4G e, por isso, não pode alcançar o potencial da nova conectividade. É o caso do 5G DSS implementado pela Claro no Brasil. As redes inauguradas pela operadora compartilham espectros com o 3G e 4G e não conseguem oferecer uma experiência do 5G completo. Os leilões da Anatel para as redes de quinta geração estão previstos para acontecer somente em 2021.

A fabricante chinesa, portanto, demonstra um recurso que só será possível obter no dia a dia uma vez que o 5G tenha larga cobertura e se torne o padrão da indústria. Por enquanto, a empresa precisa usar infraestrutura especial tanto no carro quanto na sala de controle para viabilizar um teste do tipo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco!