Ação cobre consumidor de vários estados norte-americanos que se sentiram lesados pelo teclado problemático

A Apple é alvo de uma nova ação coletiva nos Estados Unidos. O processo visa indenizar consumidores afetados pelos sucessivos problemas do teclado com mecanismo borboleta, presente em MacBooks, Air e Pro lançados entre 2015 e 2019. A acusação aponta que a Apple teria escondido o fato de que o teclado dos modelos era propenso a falhas, alegando também que os programas de recall e reparos gratuitos não resolveram a situação por completo.

A ação cobre qualquer consumidor que adquiriu um computador com esse tipo de teclado nos estados norte-americanos da Califórnia, Nova York, Flórida, illionis, Nova Jersy, Whashington e Michigan. O TechTudo procurou o Apple no Brasil, mas a mesma não se pronunciou sobre o assunto.

Teclado borboleta ainda é fonte de dor de cabeça para a Apple — Foto: Reprodução/iFixIt
Teclado borboleta ainda é fonte de dor de cabeça para a Apple – Foto: Reprodução/iFixlt

No processo, os consumidores lesados afirmam que os programas de reparos gratuitos que a Apple ofereceu para atender ao grande volume de problemas com o teclado borboleta são insatisfatórios. Segundo os proponentes da ação, o conserto não elimina completamente os problemas, uma vez que as trocas são por teclados do mesmo tipo.

Tornado público, o processo judicial amostra que a Apple chegou a tentar combater a ação em 2019. Entretanto, o juiz considerou que a marca teria de ser confrontada com a insatisfação do consumidor perante a um programa de reparos ineficaz e, possivelmente, ressarcir quem eventualmente tenha precisado gastar dinheiro para corrigir o problema.

Design problemático só começaria a ser aposentado com o MacBook Pro de 16 polegadas — Foto: Divulgação/Apple
Design problemático só começaria a ser aposentado com o MacBook Pro de 16 polegadas – Foto: Divulgação/Apple

O teclado borboleta leva esse nome por conta do mecanismo que, abaixo da tecla, aciona os interruptores no teclado. Desenhado pela Apple para permitir teclados mais baixos e notebooks mais finos, o sistema acabou se revelando extremamente frágil. O ingresso de portículas maiores de poeira era suficiente para emperrar teclas, prejudicar o reconhecimento do toque ou mesmo manter um botão pressionado indefinidamente.

A Apple, além de programas de reparos gratuitos e garantia estendida aos MacBooks, MacBooks Air e MacBooks Pro afetados, criou também uma série de revisões no design para tentar resolver as fragilidades do teclado.

As correções, no fim das contas, se mostraram insuficientes. Com o lançamento do MacBook Pro de 16″ a Apple jogaria a toalha, aposentadoria o design borboleta e retornaria ao teclado tradicional com acionamento por mecanismo tesoura.

Com informações: The Verge e MacRumors

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *