Google mostrará se página é confiável e segura antes de o usuário clicar no link

O Google está mudando a forma de exibir os resultados de pesquisa no buscador. Desde a última segunda-feira (1), usuários dos Estados Unidos estão visualizando um novo ícone de menu ao lado dos sites encontrados. O recurso permite que as pessoas encontrem informações sobre a procedência e a segurança das páginas. O objetivo é que os visitantes se sintam seguros antes de clicar em um link, de modo que não seja preciso pesquisar a reputação do veículo em uma nova busca.

A ferramenta está sendo lançada em um momento em que outros buscadores estão ganhando mais usuários no mundo. É o caso do serviço DuckDuckGo, motor de busca que promete mais segurança e maior proteção dos dados. Esse fato poderia estar motivando o Google a investir mais nesse quesito dentro de sua plataforma. Ao TechTudo, o Google confirmou que não há previsão da chegada da função ao Brasil.

Google altera forma de exibir sites no buscador; entenda — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

No novo recurso, as informações de segurança são exibidas em um balão na parte inferior da tela. Quando disponível, o Google exibirá uma descrição do site retirada da Wikipédia para que o usuário saiba se a página é confiável. Caso não haja registro do site no catálogo da enciclopédia, o buscador mostrará quando o site foi indexado pela primeira vez pelo Google.

Google mostrará detalhes de segurança das páginas encontradas no buscador — Foto: Reprodução/Google
Google mostrará detalhes de segurança das páginas encontradas no buscador — Foto: Reprodução/Google

A nova ferramenta está disponível ao clicar em um menu no canto direito do resultado. Ela também deve mostrar informações contextuais adicionais, como o aviso de conexão segura com base no uso do protocolo HTTPS. Nos casos em que os resultados de busca forem listas de emprego ou listas de empresas, o Google exibirá informações sobre como foi feita a captação desses itens na web.

Além das informações sobre as páginas, o novo menu também deve oferecer um botão para que o usuário acesse rapidamente suas opções de privacidade nas configurações do navegador, além de um indicativo de transparência, que informa o usuário sobre como funciona a busca do Google.

O novo recurso está disponível em inglês nas versões do Google para web, nos navegadores dos celulares e no aplicativo do buscador para Android. Assim como acontece em todos os serviços em fase de lançamento, a ferramenta está sendo liberada aos poucos para os usuários, e inicialmente apenas nos Estados Unidos. O Google não informou quando a opção será disponibilizada em outros países.

Fonte: TechTudo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *